Galeria

[indicação] Pulp Fiction (Pulp Fiction – Tempo de Violência, 1994)

Por Flá Sobral

Esta é a 2° indicação de filmes pela Equipe Geek Vox que você não pode deixar de conferir!

Agora, se além de assistir, você quiser fazer aquela coleção fodástica… Fique sabendo que montar uma coleção de bons filmes e ainda mais originais, leva tempo e muito dinheiro. Vamos com calma! Quero esclarecer que a indicação acontece somente uma vez por mês, fora os posts semanais sobre lançamentos no cinema! É pouco?! Todavia, para colecionadores e pobres (como eu! rsrs),  fica claro entender quando o assunto é o acesso aos filmes no Brasil, os salários são baixíssimos em contraste com valores exorbitantes de mercadorias e atividades culturais – como o caso de DVD,  Blu-ray e ingresso para ir ao cinema. Sendo assim, é muito frustrante gastar nosso suado dinheiro com filmes que nos arrependemos de ter assistido, de tão ordinários que são!

Por todos esses motivos, estamos aqui! Postaremos os melhores filmes para aquisição, bem como comentaremos os lançamentos no cinema, mas se você não quiser colecionar originais ou visitar as telonas na sua cidade, essa parte já é com vocês… Pelo menos assistam!

Vamos para o filme deste mês:

Começando por Quentin Tarantino, que ganhou “meros” 6 prêmios – incluindo o Oscar em 1995 – por sua direção neste filme. Pulp Fiction foi narrado ao modo Tarantino – fora da ordem cronológica e com necessidades fisiológicas que todo ser vivo tem – são três histórias diferentes, entretanto entrelaçadas: dois assassinos profissionais  Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) e Vincent Vega (John Travolta) chefiados pelo gângster Marcellus Wallace (Ving Rhames) e sua esposa Mia Wallace (Uma Thurman); um pugilista  Butch Coolidge (Bruce Willis) pago para perder uma luta e sua namorada Fabienne (Maria de Medeiros); e um casal Pumpkin (Tim Roth) e Honey Bunny (Amanda Plummer) assaltando um restaurante. Tudo acontece nos anos 90, em Los Angeles.

O trivial Viccent é o protagonista da primeira história intitulada “Vincent Vega e a esposa de Marsellus Wallace”; na segunda  o pugilista é o protagonista de “O Relógio de Ouro” e a terceira o companheiro de Vincent, Jules, é o protagonista de “A Situação Bonnie”.

São sete sequências narrativas, sendo uma delas dividida em a (flashback) e b (presente) e outras apresentadas em diferentes perspectivas, pela visão das diferentes personagens. Nem entrarei em detalhes, é uma afronta escrever sobre ele aqui, deve ser assistido [e assistido e assistido!] Veja as sequências:

  1. Prólogo – O Restaurante
  2. Prelúdio para “Vincent Vega e a esposa de Marsellus Wallace”
  3. “Vincent Vega e a esposa de Marcellus Wallace”
  4. Prelúdio para “O Relógio de Ouro”
  5. “O Relógio de Ouro”
  6. “A Situação Bonnie”
  7. Epílogo – O Restaurante

O estúdio Miramax Films (adquirida pela Walt Disney Company em 1990 e vendido  por U$$ 660 milhões em 2010), financiou o longa-metragem no valor de U$$ 8,5 milhões, rendendo mais de U$ 212 milhões.

Conte com drogas, violência, humor, nojinho, estupro, sorte e azar,  homenagens a outros filmes (devido Tarantino ser um cleptomaníaco cinematográfico) e uma eclética variedade de canções surf, rock & roll, soul e pop.

Sua pontuação no IMDb é de 9,0/10 pelos 562.910 votos.

Uma curiosidade sobre o nome do filme: antigamente as revistas dedicadas as histórias de ficção científica eram feitas com papel de baixa qualidade (a polpa) a partir do início da década de 1900, ficando assim Pulp Fiction.

Trailler:

Anúncios

3 comentários em “[indicação] Pulp Fiction (Pulp Fiction – Tempo de Violência, 1994)

  1. O comentário “homenagens a outros filmes (devido Tarantino ser um cleptomaníaco cinematográfico)” achei magnifico hahahah!

    esse filme é foda mesmo!

    Quarteirão de Queijo – Tiro da Cabeça

    hahahaha

    \o/ esperando novas “resenhas”

    Planet Terror é um filme que eu mostrei para todo mundo, e todo mundo odiou, e eu acho muito foda aquele filme! sei que não é grande coisa, mas porra! é uma striper com uma M16 na perna! é o principal motivo para se gostar!

    Deathproof tbm é foda!

    • André, sei que existe o Grindhouse, que apresenta esses dois filmes, mas ainda não assisti. Apesar de até possuir uma pontuação considerável no IMDb (7,8/10), ao ver o trailler não sei se dou risada ou se choro… hehe
      Quanto à cleptomania cinematográfica de Tarantino, essa foi uma expressão presenteada pelo crítico e editor-chefe do O Jornal Comics, Gary Groth. Apesar de outra pessoa também ter gostado deste comentário; pensei que tal fosse conhecido por todos já. Ele é criticado por isso também!

      • ao meu comentário acima saio meio sem sentido por efeito do álcool :B
        mas fico bem legal \o
        caramba, nem eu sabia que o Grindhouse tinha essa nota no IMDb 😐
        pensava que era bem baixo mesmo 😐 ao nível de Lessie por exemplo 😐
        me surpreendi agora hahah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s