Facebook dará entrada em pedido de IPO na semana que vem

Por Rodrigo Florencio via Wired.

A tão esperada Oferta Pública de Ações ( IPO – Initial Public Offering ), do Facebook será oficialmente protocolada na SEC (a CVM americana) na quarta-feira que vem, segundo fontes próximas a negociação.

A Oferta Publica de Ações, significa que o Facebook passará a ser uma empresa Aberta, com ações listadas na Bolsa de Nova Iorque. Sendo assim, os atuais shareholders, ou seja, atuais detentores de ações e por consequência, donos do Facebook irão colocar parcelas de sua propriedade no mercado, captando recursos de quem tem interesse em tornar-se acionista da maior rede social do mundo.

A IPO do Facebook é a mais esperada da história do Vale do Silício, sendo esperado que a empresa de Mark Zuckerberg seja avaliada em US$100 Bilhões de dólares.

Mark Zuckerberg, hoje com 27 anos e CEO do Facebook, já teve diversas oportunidades de vender participações ou a totalidade do site, mas sempre manteve-se firme. No trecho do livro “O Efeito Facebook” de David Kirkpatrick, temos uma passagem de uma oferta do CEO da Microsoft, Steve Ballmer, de US$15 Bilhões de dólares, há quatro anos atrás:

Quando a empresa tem seu capital aberto no mercado, a mesma passa a responder aos novos acionistas, mesmo os minoritários, que são aqueles que detêm poucas ações.

Decisões de qualquer magnitude acabam tendo que passar pelo conselho de acionistas para aprovação, o que torna o futuro do Facebook bem mais engessado do que atualmente.

Por exemplo, se o Facebook já tivesse capital aberto, antes do lançamento da Timeline, e caso os acionistas não gostassem na grande alteração da plataforma, poderiam entrar com pedido de explicações e até possível veto a mudança.

Situação complicada que Mark Zuckerberg tem evitado essa situação há anos, mas agora não há volta.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s