Greve na internet hoje: Google, Wikipedia, Twitpic, Reddit, Mozilla, WordPress e outros

Por Rodrigo Florencio via SOPA Strike.

Já imaginou, em seu pior pesadelo, o dia em que Wikipedia, Twitpic e WordPress simplesmente sumissem? Já pensou como seria fazer um bom trabalho escolar, mandar aquela foto para o Twitter ou simplesmente blogar seus pensamentos sem esses sites?

Então não ligue seu computador hoje, pois esse dia chegou!

O movimento SOPA Strike, que vem ganhando um número cada vez maior de sites ao seu lado chega hoje, dia 18 de Janeiro de 2012 (data por extenso = assunto sério), ao momento onde será feita a maior (e talvez a primeira nesse molde) greve de sites na internet.

Em Outubro passado, foi dada entrada no Congresso Americano algumas propostas de lei, a SOPA (Stop Online Piracy Act) que de modo resumido SE aprovada, irá responsabilizar sites da internet por todo o conteúdo protegido por direitos autorais postado por seus usuários.

Não seja egoísta (ou mente fechada) dizendo “o problema é dos sites então, eles são ricos mesmo” ou “é lá nos EUA, oque eu tenho a ver com isso?” pois isso afetará a maneira como acessamos e compartilhamos conteúdo na internet.

Primeiramente, a internet tem como premissa conectar as pessoas e trata-se de algo, de modo geral “efêmero”, ou seja, sem corpo. A idéia de uma país poder criar uma regulamentação que venha a prejudicar/dificultar o acesso a internet global deveria ser inaceitável.

Se um país como os EUA, conhecido pela liberdade de expressão dada a seu povo iniciar uma tentativa de “algemar” a internet, imagine o que não será feito em países governado por corruptos ou ditadores?

Recentemente, postei aqui no blog que uma video campanha do Megaupload, vinculada no Youtube, havia sido retirada do ar a “mando” da Universal, sob a falsa alegação de que fazia uso/manipulação dos vocais de Will.I.Am (vocalista do Black Eyed Peas). Acontece, que foi provado que o cantor havia sim fechado contrato com a empresa de compartilhamento e que ele nem ao menos tinha dado entrada nesse processo, algo feito sem seu conhecimento.

Agora imagine, se a SOPA for aprovada, o governo e os detentores de direitos autorais poderão, sem muita explicação prévia, obrigar a retirada de material desses sites que suspeitem estar infringindo seu copyright e ainda processar o site, como responsável pelo material do usuário.

Sendo assim, hoje teremos uma greve na internet, apoiada até mesmo pelo Google (não sairá do ar, mas deixará um link em sua página americana de buscas).

[Atualizado] Veja que imagem linda da página do Google em Greve no final deste post!

O WordPress em sua versão americana promete um blackout mesmo hoje, bem mais drástico, assim como Twitpic.

Se você quer apoiar o movimento, você tem algumas opções:

– Se você tem um blog wordpress com hospedagem própria, há este plugin, que fará o blackout por você, direcionando seus visitantes direto para a página da greve durante o dia 18/01;

– No Twitter, você pode adicionar uma mensagem de apoio a greve em sua foto, clicando aqui (+40 mil já fizeram isso) – Serve também par ao Facebook e Google+;

– Ainda no Twitter, siga o perfil oficial da greve e use a HashTag #SOPASTRIKE;

– Caso queira convencer amigos que não entendem muito de inglês, que tal tuitar e trazê-los pra cá?

Copie e jogue no seu Twitter:

#RedeEmGreve Ajude a internet a CONTINUAR livre! http://ow.ly/8xk5V #STOPSOPA #SOPASTRIKE

A Greve começa hoje, as 8hs da manhã nos EUA (por volta das 13hs da tarde no Brasil) e termina 12 horas depois.

A SOPA irá para votação no dia 24 de Janeiro, por isso é muito importante mobilizar a todos.

Importante: Não tente tirar seu site do ar, isso prejudicará seu ranking no Google por muito tempo. Use as informações contidas na página oficial da Greve ou leia o artigo do Google ensinando como fazê-lo, aqui.

Google em Greve! #SOPA

Anúncios

7 comentários em “Greve na internet hoje: Google, Wikipedia, Twitpic, Reddit, Mozilla, WordPress e outros

  1. Só fico pensando que se tiver tanta frescura com direitos autorais, os artistas e empresários estarão ferrados (desculpem a expressão), pois grande parte que dá Ibope as suas músicas e conteúdos protegidos, é na verdade o uso “indevido” deles…

    Não que isso seja ruim, pois ouvi falar de muitos artistas hoje que eu adoro, devido a clipes e videos considerados “violadores desse direito”. Acredito que sairão no prejuízo com isso, então apoio para que isso não aconteça e eu possa usar as músicas dos meus artistas favoritos sem que tenha minha conta bloqueada ou sofrer um processo por isso…

    • Justamente, muito da divulgação de um artista hoje vem da distribuição “gratuita” de sua música. Mas quem pagaria R$30 em um CD de um cara que você nunca ouviu?

      Alias, muita gente, depois de baixar algumas músicas de determinado artista, acabam por comprar o original. De qualquer forma, só a publicidade gratuita que fazemos dos artistas que gostamos em redes sociais, o boca a boca é mais forte do que qualquer gasto de gravadora…

      A internet tem que ser livre… ela não é de um país só… Quer processar por uso indevido? Ok, existem meios e leis hoje em dia… apenas siga o fluxo jurídico!

    • É modo de falar, a página americana do Google está ao menos mostrando seu apoio a greve. Colocaram uma faixa preta no logo e ainda o link para você saber mais sobre esse movimento! E vindo do Google, isso já é uma vitória, pois sabemos que eles evitam mudar muito sua página de buscas! Abcs!

  2. Pingback: Google atinge 4.5 milhões de assinaturas contra SOPA/PIPA em um dia | Geek Vox

  3. Pingback: FBI tira Megaupload do ar e prende seus executivos | Geek Vox

  4. Pingback: Senador responsável pela PIPA decide adiar a votação – Stop PIPA/SOPA | Geek Vox

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s