Estréia Hoje: Contágio – Nada se espalha como o medo

por Rodrigo Florencio

Tokyo, Hong Kong, Londres… a lista de grandes metrópoles no mundo é imensa. São locais onde há um grande acúmulo de pessoas, devido a maior quantidade de empregos, recursos, estabelecimentos públicos e privados. Mas o que acontece quando um novo vírus mortal é trazido para um ambiente onde mais de 10 milhões de pessoas vivem e interagem diariamente?

Contágio, do diretor Steven Soderbergh (o mesmo de 11 homens e 1 segredo, Erin Brockovich e mais) é um filme que pode ser descrito como ASSUSTADORAMENTE REALISTA.

Esqueça o que você já viu em filmes sobre doenças contagiosas, onde o mundo sempre é salvo por uma pessoa que é magicamente imune a tudo (e geralmente americano). É fato que estamos cansados de finais felizes da industria cinematográfica.

Em Contágio, use como referência tudo o que você viu e sentiu no surgimento da gripe H1N1. O medo, a insegurança, a falta de informação, até mesmo as medidas de quarentena que foram tomadas em alguns lugares. Toda essa avalanche de terror está de volta neste filme. E com o mesmo tom, ou seja, algo real e que você terá de lidar. Nada de monstros, explosões e heróis.

Sem querer atrapalhar a diversão de quem irá assistir o filme, que estréia hoje, 28/10 nos cinemas brasileiros, gostaria de comentar alguns aspectos do filme:

Laurence Fishburne: Esqueça Morfeo de Matrix. O personagem do Dr. Elis Cheever é perfeito. Um homem centrado mas que como todo homem tende a tomar decisões emotivas em certos momentos. Comete erros, assim como figuras públicas da vida real em situações como esta.

Gwyneth Paltrow: Linda como de costume, ela nos agracia como personagem de abertura do filme, casada com Mitch, personagem de Matt Damon. É um dos personagens mais importantes da película apesar de… vocês irão descobrir.

Matt Damon: Se eu engordei, o Matt Damon também deveria, certo? Yes! Ele está gordinho e velho, posso comer meu hambúrguer sem peso na consciência. Seu personagem acaba sendo um dos mais sofridos da trama e é responsável por uma das cenas mais incríveis durante uma conversa com um médico no hospital, logo no começo do filme. Não vou contar, mas é uma reação humana, simples e muito convincente. Ponto para Matt Damon.

Kate Winslet: Ela faz um trabalho sensacional como a “investigadora” médica contratada pela OMS para iniciar toda a procura pelo paciente zero e rastrear o inicio da doença. Winslet faz isso de maneira muito consistente e deixa sua contribuição para o filme.

Jude Law: Um dos melhores personagens do filme. Um blogueiro com um ego que cresce a cada visitante único que recebe em seu site (números que ele cita a todo momento, chegando a 12 milhões por dia! Uau!). Ele é quase um lunático, um profissional de conspirações e ganha importância a medida que as pessoas buscam por informações. A sua batalha ao vivo com o Dr. Cheever é de bater palmas e dar socos no ar!

Outros tantos atores a atrizes complementam o cast, como a deslumbrante Marion Cotillard (a Mau, de A Origem), mas não falarei deles aqui.

Resumindo: Contágio trata de uma nova doença, descoberta ser originada de morcegos e porcos na Asia, que se espalha com taxas de contaminação superiores a doenças comuns. Em poucos dias a pessoa afetada estará tossindo e com febre alta. Logo virão as convulsões e então a morte.

O filme mostra as ações tomadas pela OMS e o CCD para buscar uma vacina. Aborda também o sofrimento e desinformação através dos personagens.

Não é um filme com final feliz e nem triste, não vá ao cinema esperando que os EUA salvem o mundo e muito menos esperando um Apocalipse. Espere algo muito real, semelhante a gripe Suína H1N1 e seus desdobramentos.

Filme nota 10!

Trailer de Contágio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s